sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Quem é incapaz de rir de si mesmo não é uma pessoa séria

A pessoa com autoestima, que não tem mágoa, nem ressentimentos, é capaz, aliás, gosta de rir de si mesmo. Vamos a uma análise: quando ferimos nosso dedo com um espinho, apesar de ser ferido só naquele ponto, todo o dedo fica dolorido e sensível ao menor toque. A pessoa sem auto estima é assim, as vezes uma brincadeira inocente, muitas vezes nem relacionado a ela está, mas se sente ofendida num ponto de sua “sensibilidade”. No entanto, quando o dedo está saudável, um pequeno toque não agride, ao contrário, pode até ser considerado afeto.  Assim somos nós. Uma pessoa demasiada austera a ponto de ser incapaz de rir, pode ser um indício de ferimento espiritual. O tratamento para isso é a humildade.

Quem se reconhece carente de se melhorar, recebe tudo como uma oportunidade, e então vê alegria no que acontece em volta dela. Rosto fechado não quer dizer seriedade, nem busca de perfeição em tudo que faz, pelo contrário, pode ser a perda de oportunidade para se alegrar, de não guardar ressentimento das situações que lhe ocorre. A pessoa humilde é alegre, vendo a vida como um presente de Deus. Christian Otto Josef Wolfgang Morgenstern
(
Munique, 6 de maio de 1871Merano, 31 de março de 1914) poeta e escritor alemão , autor de versos em estilo nonsense, escreveu certa vez: “Quem é incapaz de rir de si mesmo não é uma pessoa séria”. (LAS)

Um comentário: