8 sinais de que você tem um
péssimo chefe
Especialista
cita os erros mais comuns que os líderes cometem com sua equipe. Confira quais
são eles e veja se você tem um mau chefe
Por Luiza Belloni Veronesi |9h52 | 17-10-2014
SÃO PAULO - Um bom líder é capaz de influenciar o clima
organizacional da empresa e engajar seus subordinados. Em vez disso, alguns
gestores cometem erros cruciais no dia-a-dia que comprometem sua credibilidade
e confiança da equipe.
O presidente e fundador da Liderança Autêntica, empresa de
educação empresarial especializada em desenvolvimento de lideranças, Fábio
Santoro, citou as falhas mais comuns dos líderes. Confira quais são eles e veja
se você tem um mau chefe:
1 – Ele não define valores. Segundo Santoro, não ter
autoconhecimento é o principal elemento que faz seu chefe ser um péssimo
gestor. Não saber as próprias competências comportamentais, valores e
princípios deixam seus subordinados confusos quando à liderança.
2 – Ele é antipático e retraído. Outro comportamento que
afeta a liderança é a falta de conexão emocional com os profissionais. “Ele
precisa criar uma certa empatia, casar emoções com sua equipe”, disse o
executivo. Segundo ele, uma forma fácil de fazer isso é escutar os
subordinados. “Aqueles incapazes de escutar seus liderados criam um
distanciamento na equipe, não dá abertura e falta transparência.”
3 – Ele não sabe controlar os nervos. O seu gestor se deixa
levar pelos sentimentos e age por impulso? Segundo Santoro, isso mostra
imaturidade diante dos desafios, além de deixar a equipe insegura com a gestão.
“O líder precisa passar tranquilidade acima de tudo para a equipe.”
4 – Ele é refém das metas da empresa. Santoro conta que esse
é o erro mais difícil de mudar. O chefe não sabe dizer “não” à diretoria da
empresa e concorda com metas intangíveis, que serão atribuídas aos
profissionais. “Ele não consegue defender, a partir de sua vivência na área, as
prioridades da equipe e acata o que foi pedido. Ele vai causar um sentimento de
insatisfação generalizado, deixando sua equipe desmotivada.”
5 – Ele tem seus “favoritos”. Seu chefe tem um “escolhido”
que sempre defende? Saiba que esse é um erro muito comum em qualquer
organização. Para Santoro, mesmo que o chefe tenha afinidade com alguém, ele
não pode deixar transparecer, pois cria intriga na equipe. “Gera um clima de
injustiça. As pessoas não são reconhecidas pelo trabalho, mas pela empatia com
o chefe.”
6 – Ele fez promessas que não são cumpridas. Ele te prometeu
aumento salarial, uma nova posição no trabalho ou mais benefícios, mas até
agora, nada disso se cumpriu. Fazer promessas falsas apenas gera expectativas
momentâneas aos liderados, mas depois o sentimento é de desmotivação. “A pessoa
se esforça para dar mais resultados para a empresa, pensando que virá o
reconhecimento, mas quando isso não acontece, o líder perde a credibilidade.
Esse funcionário não vai mais acreditar nele.”
7 – Ele nunca está errado. Um estudo elaborado pela
Universidade de Harvard sobre as principais falhas dos chefes mostra que 87%
erram por questões temperamentais, de “puro ego”. “A incapacidade de escutar, ter a convicção que
só ele está certo e que ninguém pode dar sugestões abala completamente as chances
de ser um líder capaz de engajar e motivar profissionais ao seu entorno”,
acrescenta Santoro.
8 – Ele não faz feedback. Você faz seu trabalho, mas não tem
ideia do que pode melhorar porque seu gestor não lhe dá um retorno de seu
desenvolviment to.Também há casos em que o feedback acontece, mas o gestor se
atenta apenas ao passado, seja o último semestre ou ano, e se esquece de
mostrar preocupação com as competências do profissional. “Ele não mostra o que
pode ser melhorado daqui para frente. O feedback acaba se tornando raso e sem
sentido.
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