segunda-feira, 29 de novembro de 2010

AGUAPES


O ser humano por muitas vezes esquece que há milhões de anos a solução, reciclagens, renascimentos, mudanças estão  ao seu lado, naturalmente. São muitos os exemplos que quando tentamos usurpar a natureza o erro para a volta é muito oneroso. Podemos citar alguns que viraram até ditados:
  • ·         O rio quando desviado , muitas vezes ele volta ao leito, como um teimoso...
  • ·         Quando fazemos um muro de contenção e aterramos sem a drenagem  correta, a terra funciona como um pistão hidráulico e acaba até derrubando o muro, ao colocar uma pequena camada de brita de 10 a 15 cm o problema esta resolvido. O mesmo para paredes que encostam na terra, a umidade acaba comprometendo  a parede.
  • ·         Ao plantar uma arvore perto de uma uma construção a arvore  ou desvia , ou empurra ou derruba esta construção.
  • ·         Nos tratamentos de esgoto, usamos uma quantidade imensa de energia para aerar(oxigenar) a solução é muito onerosa, e ainda devolvemos com o acréscimo de cloro ( transformando em organoclorados( lembram de bioquímica?)
  • O  O rio TIETE ao sair de São Paulo é negro, 170 km após e sem nenhum tratamento é cristalino(milagre?).
·          Aguas tratadas é um bem na saúde publica. Todavia o uso em excesso do alumínio(sulfato) para clarificação no tratamento de águas urbanas e sem o controle nem a divulgação de quanto sobrou nesta água tratada pode causar alguns problemas graves de saúde  alguns derivados do Alumínio têm capacidade de alterar a membrana hematoencefálica, modificando a sua permeabilidade e permitindo a entrada do Al no Sistema Nervoso Central.
-Os aluminios salicilatos podem catalisar a formação de radicais livres de oxigénio nas células gliais e provocar neurotoxicidade.
-O Alumínio é responsável por casos de encefalopatia em doentes submetidos a hemodiálise.
-O alumínio tem sido relacionado com a doença de Alzheimer.
-náuseas, vómitos, diarreia, úlceras bucais, úlceras e irritações dérmicas e dores
corporais (WHO
No caso da utilização de Sais de Alumínio no tratamento da água, a sua utilização é previsível, mas deve ser evitada se possível (ter em atenção o valor paramétrico 200µg/dm3),podem ser utilizados em alternativa Sais de Ferro, dependendo do teor de sólidos em suspensão.
·           
A utilização da própria natureza para a limpeza da água poderia naturalmente reduzir custos. Um exemplo é o uso de aguapés, que tem um dom fantastico para filtrar a agua com suas raizes e a microvida que existe em seu entorno.(na foto uma reportagem da veja de 1982)

Nenhum comentário:

Postar um comentário