domingo, 1 de janeiro de 2012

Modelo falido..... crise financeira mundial

Vida Real | 16/11/2011 08:00

Modelo falido

A atual crise financeira mundial é resultado do fracasso dos Estados diante da tarefa de controlar a si próprios

Julien M. Hekimian/Getty Images
Angela Merkel e Nicolas Sarkosy
Angela Merkel e Nicolas Sarkosy tentam salvar a Grécia: a culpa não é dos banqueiros
São Paulo - Uma das lendas mais curiosas atualmente em circulação no sistema biológico onde se processa a vida econômica do planeta garante ao público, como verdade científica, que a culpa pelas desordens sucessivas na estrutura financeira mundial é dos investidores privados e de seus comparsas — os grandes, médios e pequenos bancos particulares.

Teríamos aí, enfim, a prova indiscutível de que está definitivamente “esgotado” o modelo privado de atividade financeira; chegou a hora de o Estado assumir suas responsabilidades e nos fazer felizes.
Tudo isso foi repetido, com fervor religioso, por ocasião da recente decisão de salvar a Grécia da incalculável dívida que seu governo vem acumulando há anos — resgate decidido, muito a contragosto, pelas potências econômicas da Europa. A ideia geral é que a Grécia, e todos os outros países europeus que estão na bacia das almas, foi levada a essa triste situação pelos “bancos”.
Mas não foram os próprios governos que construíram suas dívidas, por gastar dinheiro que jamais tiveram? Pior ainda, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse que a Grécia nunca deveria ter sido aceita na zona do euro; sua admissão baseou-se em documentos falsos. De novo: quem falsificou esses papéis oficiais, a não ser o governo grego? Não foram, com certeza, os “especuladores internacionais”.
O que a crise prova é a falência de outro modelo — o de Estados que fracassam na tarefa de controlar a si próprios.
Pessoas que estão no governo dificilmente conseguem abrir mão da satisfação que sentem ao dar importância a si próprias; vivem em estado de adoração diante de seus cargos, seus gabinetes e suas canetas. Por que não? Todos os dias são procuradas por gente que vai lhes pedir alguma coisa.
Seus telefonemas são atendidos na hora. Há populações inteiras de funcionários a seu serviço. Vivem mandando fazer isso ou aquilo. Não precisam pagar suas contas de luz nem botar a mão no bolso para encher o tanque do carro. São chamados de “doutor”. Nada mais natural, com tudo isso, que cresçam nas fotos que tiram de si mesmos

Nenhum comentário:

Postar um comentário