domingo, 13 de janeiro de 2013

Voto Distrital

voto distrital

Como funciona

Os estados e cidades são divididos em pequenas regiões, os distritos, com aproximadamente o mesmo número de eleitores. Em cada um desses distritos é eleito apenas um representante.
Por exemplo: o estado de São Paulo tem 70 deputados federais, com o voto distrital, o estado seria dividido em 70 distritos, cada um elegendo o seu próprio deputado.
Assim, você pode votar em alguém que você conhece de verdade. Alguém que sabe das suas necessidades, porque está perto de você e do lugar onde você vive.

1. Mais Fácil Escolher

Nem sempre “mais” é melhor. Temos tantos e tantos candidatos para cargos legislativos, que mal temos tempo de avaliar suas propostas. Qual o sentido de uma campanha eleitoral em que os candidatos saem por aí lutando por exposição através de placas, carros de som e propagandas, com seu número, nome e sua frase de efeito? Isto não nos leva a lugar algum e só aumenta nossa desconfiança quanto à seriedade do processo eleitoral. O voto distrital oferece a possibilidade de conhecer pra valer os seus candidatos, pois como há menos candidatos, podemos analisar com mais rigor as propostas e ideias de cada um.

2. Mais Fácil Fiscalizar

O fato de haver um representante específico para cada região (distrito) facilita para a população o acompanhamento das atividades do político eleito. Assim você pode saber o quanto ele gastou, quem ele contratou para o seu gabinete, quais projetos ele propôs, como votou no plenário e por aí vai. Fica mais fácil cuidar de um do que cuidar de todos. É uma questão de transparência: o voto distrital incentiva os políticos a prestar contas sobre seus trabalhos, pois sua reeleição depende exclusivamente da aprovação do seu eleitorado.

3. Mais Fácil Entender

Para formação de bases partidárias no legislativo, nosso sistema eleitoral atual conta com vários complicadores: coeficiente eleitoral, coeficiente partidário e distribuição de sobras.
Todos esses dispositivos dificultam o entendimento do processo político e acabam por desencorajar a participação política das pessoas. Facilitando o sistema de escolha, estimula-se o envolvimento com a política.

4. Mais Fácil Lembrar

Como dissemos acima, nosso sistema atual privilegia a formação de bases partidárias, o que quer dizer que muitas vezes nossos votos são transferidos para políticos de quem nunca ouvimos falar (ou mesmo políticos que desprezamos).
Desse jeito, não sabemos para quem realmente foi o nosso voto.
Com o voto distrital, seu voto vai diretamente para o candidato escolhido, sem outros cálculos ou fórmulas. Assim, com um representante específico e reconhecido, acompanhamos o seu mandato ao longo dos quatro anos e somos constantemente lembrados de quem é nosso representante.

5. Mais Fácil Participar

Você já tentou entrar em contato com seu representante através de carta, email, twitter ou afins? Se nunca tentou, experimente e verá como é difícil.
O Voto Distrital, ao definir quem representa quem, torna muito mais fácil a comunicação entre a população e os políticos, fortalecendo, portanto, a capacidade das pessoas influenciarem o processo político. Com o voto distrital em vigor, o custo de ignorar eleitores torna-se muito alto, colocando em risco a reeleição do político.
Acesse nossa biblioteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário