domingo, 26 de junho de 2011

Coloque um tubarao no seu tanque

A mensagem desta semana é um pouco longa, entretanto lhe garanto que vale a pena ler até o final. Gostaria, imensamente, de agradecer o Renomado Advogado Tarcisio Jaime, que com toda a sua gentileza me enviou esta mensagem para que eu pudesse me inspirar mais uma vez e tentar melhorar mais ainda a minha vida e a vida de mais de 50 Mil pessoas que lêem as minhas mensagens motivacionais nas 2ª feiras. Boa leitura.

Os japoneses sempre adoraram peixe fresco, porém as águas japonesas não produzem muitos peixes. Assim, para alimentar a grande população japonesa, as empresas de pesca foram aumentando o tamanho dos navios pesqueiros, e começaram pescar em lugares mais distantes.



Quanto mais longe os pescadores iam, mais tempo levava para o peixe chegar. Se a viagem de volta levasse mais do que alguns dias, o peixe já não era mais fresco. E os japoneses não gostavam do gosto destes peixes.

Para resolver este problema, as empresas de pesca instalaram congeladores em seus barcos. Eles pescavam e congelavam os peixes em alto-mar. Os congeladores permitiram que os pesqueiros fossem mais longe e ficassem em alto mar por muito mais tempo. Entretanto, os japoneses conseguiram notar a diferença entre peixe fresco e peixe congelado, e é claro, eles preferiam saborear o peixe fresquinho.

Então, as empresas de pesca instalaram tanques nos navios pesqueiros, assim eles pescavam e colocavam os peixes nestes tanques, "os peixes ficavam apertados como se fossem sardinhas enlatadas". Depois de certo tempo, pela falta de espaço, eles paravam de se debater e não se moviam mais. Os peixes chegavam vivos, porém, sem energia, cansados, abatidos e apáticos.

Por não se mexerem durante vários dias, os peixes perdiam o gosto e o frescor; o gosto dos peixes se alterava, os japoneses notavam a diferença entre o gosto do peixe fresco e o gosto do peixe apático e, é claro que, eles preferiam o gosto dos peixes frescos ao gosto dos peixes cansados, abatidos e apáticos.



Afinal você gosta de conviver com quem está cansado, abatido, apático?
Você sabe me dizer: Quem gosta de chegar perto de alguém que não tem energia nem vibração?



Então, como os japoneses resolveram este problema? Como eles conseguiam trazer para o Japão peixes com gosto de puro frescor? Se você estivesse assessorando alguma dessas empresas de pesca, o que você recomendaria?

Simples, claro que é simples, pois no começo dos anos 50, o Sr. L. Ron Hubbard falou: "A maioria dos Seres humanos progridem, perante a um ambiente desafiador". Quanto mais persistente e competitivo você se tornar, mais vai gostar de desafios e vai sentir muito prazer em viver .



Seus desafios estão do tamanho correto?
Você consegue, passo a passo, conquistá-los?
Quando você pensa neles sente-se energizado?



Para conservar o gosto de frescor nos peixes, as empresas de pesca mantinham os peixes dentro de tanques, porém junto com eles dentro dos tanques era colocado alguns tubarões. Os tubarões comiam alguns peixes, mas a maioria chegava vivo. Os peixes que eram desafiados pelos tubarões e conseguiam escapar de suas mandíbulas chegavam muito vivos e com muita energia. Com certeza o sabor de frescor dos peixes que escapavam dos tubarões era algo deslumbrante.



Portanto, ao invés de evitar desafios, chame-os para você. Se seus desafios são grandes e numerosos, ótimo. Se não for assim, então, encontre no mais profundo da sua alma, uma pitada de coragem e de determinação, se aperfeiçoe cada vez mais, busque, incessantemente, o conhecimento. Se você já alcançou todos os objetivos traçados até então, trace novas metas e que estas sejam ainda mais desafiadoras.

Uma vez que seus objetivos e metas, pessoais e profissionais, forem atingidas, trace novos objetivos e novas metas. Crie seu sucesso pessoal e profissional e não se acomode nele. Você tem recursos, habilidades e outras coisas lindas que estão dormindo no mais profundo da sua alma, coisas que certamente podem fazer a diferença na sua vida.


Então, ponha um tubarão no seu tanque, na sua vida.
Turbine de uma vez por todas os motores da sua vida, e veja quão longe você realmente pode chegar.


O texto é do MBA da Universidade de Pittsburgh - EUA. Eu, Carlos Wendell Pozzobon, desenvolvi o layout deste e-mail e também fiz adaptações e alterações no texto, pois entendi que seria necessário e ficaria mais fácil a sua leitura.


O que você leu agora é um trecho retirado da revista Super Interessante de Julho 2002.

Um comentário:

  1. Ponha um Tubarão em seu tanque!
    http://www.sosprofessor.com.br/blog/tubaraonotanque/

    Muito bom fazer uma releitura a respeito deste texto, especialmente para os que citam a autoria original...
    Se buscarem na web irão encontrar, ou então, aumentará no número de bons textos 'sem autoria', isto é triste e, contraria a lei 9.610 dos direitos autorais. No entanto, os que de fato desejam saber o autor, poderiam fazer uma busca maior e o encontrarão, se colocarem um tubarão em sua ética, pois é um texto inserido em um livro e também registrado na BN do RJ pelo autor e bem conhecedor do americano citado no texto, proponente desta situação, ele comandante de uma corveta na 2a. guerra mundial e buscando ajudar os seus adversários e o povo do Japão!

    ResponderExcluir