domingo, 4 de dezembro de 2011


PONTO DE VISTA

Por Giuseppe Tropi Somma

BRASIL - O PAÍS DA IMPUNIDADE


Infelizmente nossa classe política fez de tudo para perder a nossa confiança. A corrupção é generalizada, e com ela a impunidade é total. Nossas leis criminais são cada vez mais brandas porque entre seus autores existem muitos com antecedentes criminais. A consequência disso é a crescente criminalidade em nossas ruas. Já foi o tempo em que, quando se denunciava alguma irregularidade, apurava-se e punia-se. Hoje, sabe o que se faz? Absolutamente nada. A Polícia Federal investiga, apura e comprova, mas nada se faz. Os tribunais de contas investigam, levantam desvios, e nada se faz. A imprensa aponta e acusa. Os semanários de maior circulação apuram e denunciam, em todas as edições, intermináveis casos de irregularidades e desvios, e nada se faz.
A impunidade, institucional em nosso país, gera corrupção e desvios; estes geram um governo pesado, e este gera os altíssimos impostos. Desde sempre se denunciaram e comprovaram os superfaturamentos em obras públicas. No entanto, são sempre as mesmas empreiteiras que ganham todas as licitações das grandes obras públicas, e na maioria das vezes só emprestam o nome e administram a bolada, porque terceirizam tudo!
A Justiça, não raro, para atender casos de clamor público, aceita abrir algum processo (que, mesmo sendo claramente de corrupção, é sempre tachado de político), mas leva em banho-maria até poder julgar e inocentar por decurso de prazo ou prescrição. Sem falar nos julgamentos do passado recente em que se fazia questão de afinar desnecessariamente seus veredictos aos do então presidente da República, como se a inteligência de uma pessoa sem formação universitária fosse maior do que a da soma de 12 ministros do Supremo. Um exemplo foi a decisão de proteger e hospedar o assassino italiano Cesare Battisti, expondo nosso país a um vexame internacional e confirmando aos quatro cantos do mundo que o Brasil é realmente a terra da impunidade. A desculpa foi: "Para resguardar a soberania nacional", como se soberania fosse a subserviência total ao poder político e não a proteção de nossas fronteiras livremente violadas pelos narcotraficantes e pelas Farc. E, quando o Poder Judiciário e outros pilares de nossas instituições fazem questão de atuar em sintonia cega com o Poder Executivo, para mim vale a gíria popular: "Está tudo dominado!". Não adianta assumir posições polêmicas e suspeitas, justificando e atribuindo falhas à nossa Constituição, quando constatamos que ninguém mexe uma palha para reformá-la, preferindo interpretá-la da pior forma possível.
Eu chego a ter pena de alguns heroicos parlamentares. Eles são raríssima exceção em nosso Congresso e estão travando uma luta inglória e desgastante por serem vozes isoladas e dirigidas a um bando de alienados, cuja função é ser o sustentáculo de um poder arbitrário e corrupto. Afinal, o que se pode esperar de um governo sustentado por tantos partidos que vão da extrema esquerda à extrema direita? É lógico que pode haver todo tipo de interesses, menos o ideológico. Eu não me arriscaria a culpar a atual presidente porque, apesar de ser uma ex-terrorista, acredito que a idade e a experiência de vida lhe trouxeram também um amadurecimento ideológico. Prefiro pensar, isso sim, que ela precisa do nosso apoio, pois o quadro político deixado por seu antecessor é tão adverso que nem ele próprio seria capaz de dominar.
Uma coisa é óbvia: existe uma grande necessidade e urgência de corrigir e sanar as pragas deste país. Pragas estas aumentadas demasiadamente pelo último governo, mas que tiveram suas raízes em todos os governos anteriores. É possível dar um basta? É possível, sim, fazendo com que toda a classe de homens honestos e de bem deste país se una democraticamente com essa única finalidade. Para minha grata surpresa, isso já está acontecendo. Pessoas patriotas tomaram a iniciativa de lançar um movimento cívico, proclamando todas as pessoas honestas a aderir a tal movimento para formar uma muralha contra tanta imoralidade e corrupção e finalmente dizer "Basta!". A finalidade de tal movimento é primeiramente unir todas as pessoas honestas do país, que são a esmagadora maioria, e sucessivamente, com a concordância de todos, transformar o movimento no maior partido que o Brasil já teve, e mais uma vez surpreender o mundo transformando o Brasil no país da ética, com corrupção zero. Eu já aderi. Se você é realmente honesto, sugiro que acesse o site www.mbejo.blog.br e se inscreva juntamente com seus familiares e amigos, aqueles dos quais possa garantir a honestidade. Se você deseja um Brasil melhor, sugiro que entre no site e conheça o movimento. Eu continuarei sempre apolítico, mas farei minha parte como cidadão e eleitor.

Giuseppe Tropi Somma é empresário e presidente da Abramaco.
giuseppe@cavemac.com.br

2 comentários:

  1. É lamentável que o Sr. Giuseppe se diga apolitico!
    Pois, ele tem sido politico desde que se tem noticia, e como a maioria dos empresários brasileiros, acham que tudo só estara bem quando eles estiverem tendo as benefices do sistema coronelizado que antes havia no país.
    Ser demagogo no nosso país é muito fácil!

    ResponderExcluir
  2. adalberto oliveira martins filho

    é um ""italiano"" que briga pelo futuro de nosso país!!! enquanto que quase todos os brasileiros se tornam omissos!!!!
    maxim_imp@terra.com.br

    ResponderExcluir