quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Vinagre



Vinagre traz benefícios à saúde e ajuda a emagrecer

Ele é rico em vitaminas e minerais que ajudam a manter a saúde do organismo


por Especialista
36




Todo o começo de ano penso em como ter uma alimentação mais saudável e conseguir melhorar também a dieta de meus pacientes. Para conseguir alcançar essa meta, é preciso ingerir nutrientes que façam bem ao nosso corpo sem trazer efeitos colaterais. Nesses tempos é comum que, na busca por uma vida mais saudável e sem doenças, procuremos remédios caros e nem sempre eficientes criados em laboratório.

Como sempre digo aos meus pacientes, produtos criados em laboratório quase nunca são a melhor opção, por isso, vale procurar alementos naturais para fortalecer o nosso organismo, desde que tenham sido testadas com sucesso, claro. É o caso do vinagre, que mostrou ser muito mais que um simples tempero para saladas. 
O vinagre possui mais de trinta elementos nutritivos importantes, uma dúzia de minerais, de vitaminas, de ácidos essenciais e várias enzimas como a pectina, boa para o coração
Ele possui mais de trinta elementos nutritivos importantes, uma dúzia de minerais, de vitaminas, de ácidos essenciais e várias enzimas como a pectina, boa para o coração. Igualmente encontra-se ferro, vitamina B12, ácido fólico (bom no combate à anemia) e cálcio.

Entre esses vários benefícios que o vinagre traz ao nosso organismo, dois estudos merecem destaque por apresentarem resultados significativos relacionando o consumo de vinagre para diabéticos do tipo 2 e para quem precisa emagrecer
Um grupo de diabéticos tipo 2, de pessoas com propensão à doença, e outro de pessoas saudáveis foram testados. Cada grupo consumiu vinagre derivado da maçã, pronto para beber, ou uma substância com efeito placebo antes de um café da manhã rico em carboidratos. Verificou-se que ingerir uma colher de chá desse vinagre com alta concentração de ácido acético reduz taxas de insulina e glicose, que se elevam sempre após a alimentação, e que podem trazer efeitos negativos aos diabéticos. 
Em outro estudo foi descoberto que o vinagre pode ser uma boa arma contra a epiedemia de obesidade que ronda por aí. Nessa pesquisa um grupo de pessoas tomou o mesmo tipo de vinagre antes das duas principais refeições do dia e outro grupo recebeu apenas placebo. Os resultados foram surpreendentes: em um mês, o grupo do vinagre apresentou perda de quatro a sete quilos, enquanto o peso das pessoas tratadas com placebo não se alterou de forma significativa.

Vamos procurar ter um ano mais saudável, ingerindo menos produtos industrializados e ficar cada vez mais próximos da natureza. E nesse esforço não podemos esquecer que até mesmo os temperos, como o vinagre, influenciam na nossa alimentação.

Vinagre traz benefícios à saúde e ajuda a emagrecer


Vinagre e seus benefícios


Vinagre e seus benefícios


O vinagre tem baixo valor calórico, substâncias antioxidantes em sua composição, além de ser um coadjuvante contra a hipertensão.

Com o nome derivado do francês vin aigre, vinho ácido, o vinagre é o resultado de atividade bacterial, que converte líquidos alcoólicos como vinho, cerveja e cidra em uma fraca solução de ácido acético.

É um produto conhecido há muito tempo, pois se trata de um condimento muito aproveitado devido às suas propriedades benéficas ao organismo e à sua importância na alimentação.

Nas guerras, o vinagre era recomendado aos soldados, principalmente quando atuavam em ambientes úmidos, para prevenção de possíveis contaminações microbiológicas, para desinfetar e temperar os alimentos.

Atualmente, existem diversos estudos sobre suas possíveis ações benéficas no organismo. É fundamental dizer que a quantidade consumida será um fator essencial para ele se tornar mocinho ou vilão - o excesso pode ser prejudicial à saúde e causar sintomas como azia e queimação.

Conheça alguns tipos de vinagre:

Vinagre agrin - o mais utilizado na cozinha brasileira. É o tipo mais ácido, pois contém acético de álcool na composição. Não traz muitos benefícios à sua saúde.

Vinagre de vinho - quando o vinho não está muito bom para o consumo, transforma-se no vinagre de vinho. Possui sabor acentuado, por isso é muito utilizado como tempero para saladas e marinar carnes.

Vinagre Balsâmico ou aceto balsâmico - é o mais nobre de todos os tipos. É um condimento refinado de aspecto denso e escuro e com sabor acentuado agridoce.

Vinagre de maçã - obtido a partir do suco fermentado de maçãs. É o tipo menos ácido. É interessante para a saúde quando há grande quantidade de maçãs na fermentação, de onde vem o seu poder antioxidante.

Vinagre orgânico - produzido com alimentos orgânicos. Possui diversos benefícios por manter as propriedades nutricionais.

Os benefícios







  • Baixo valor calórico, uma colher de sopa tem em torno de 1,28kcal.
  • Pessoas hipertensas que precisam diminuir o consumo de sal podem utilizar o vinagre como substituto, com moderação.
  • Digestão, o balsâmico é o mais refinado de todos os tipos, feito a partir da fermentação de uvas. Tem propriedades estimulantes que favorecem a secreção do suco gástrico, colaborando assim no processo de digestão.
  • Os vinagres feitos da fermentação de frutas, possuem características antioxidantes, que combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento e previnem contra o aparecimento de tumores cancerígenos.
  • Não existe uma quantidade definida a ser consumida por dia para que se tenha estes benefícios, mas considero uma colher de sopa, uma boa quantidade.

    Importante ressaltar que se você tem gastrite ou algum tipo de restrição a produtos ácidos não consuma, siga sempre as recomendações do seu médico.
    Por:
    Roberta dos Santos Silva
    Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113 

    VINAGRE BRANCO
    Usar VINAGRE para limpeza de vasos sanitário, piso e principalmente para limpar xixi de cachorro,, tira totalmente o mau cheiro.
    No vaso adicionar bicarbonato e o  vaso fico super limpo, tira toda aquela sujeira amarelada que as vezes se acumula no fundo e dos lados  do vaso.

    SABIA QUE O VINAGRE ERA USADO NOS ASILOS E HOSPITAIS?

    VINAGRE BRANCO
    Use esse poderoso ingrediente na faxina e livre-se de produtos perigosos. Incrível como gastamos dinheiro com produtos de limpeza, não é mesmo?
    Mas saiba que isso pode ser diferente. Basta conhecer as utilidades de um ingrediente simples da cozinha: o vinagre branco.
    Ele pode ser aplicado na faxina da casa.
    Reunimos algumas dicas de uso do vinagre na limpeza de paredes, armários e até de panelas.
    Além de ficar livre de produtos tóxicos(*), você irá eliminar odores, desinfetar e lustrar com facilidade.
    E por um custo bem menor do que o dos limpadores comuns.
    PAREDES:

    faça uma solução de vinagre e água morna em partes iguais.
    Aplique-a sobre riscos de lápis e marcas espalhadas pelas paredes.
    Esfregue o local com um pano macio até que as manchas desapareçam.

    ARMÁRIOS:
    para eliminar o odor de mofo, esvazie os compartimentos e deixe pernoitar, dentro do móvel, uma bacia ou assadeira com vinagre branco puro. Em seguida, passe um pano embebido nesse líquido.
    ODORES DE ANIMAIS:
    para eliminar o cheiro de urina e fezes dos bichos de estimação, remova a parte sólida dos resíduos.
    Em seguida, aplique uma solução de dois terços de água morna e um terço de vinagre branco. Logo depois, aplique um pouco de vinagre puro sobre o local e deixe secar naturalmente.
    BANHEIRO:
    remova o mofo do rejunte dos azulejos aplicando uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha.
    Deixe-o agir por duas horas e, depois, lave a superfície com água e sabão. Para esfregar registros e as peças de louça, use uma esponja macia embebida numa solução (meio a meio) de água e vinagre.
    LAVANDERIA:
    coloque num borrifador a mesma quantidade de água e vinagre branco.
    Aplique sobre manchas nas roupas antes de colocá-las na máquina.
    Para aumentar o poder de limpeza do seu sabão em pó, espere a máquina de lavar encher e adicione à água uma xícara de chá de vinagre puro. Depois, deixe lavar normalmente.
    COZINHA:
    esqueceu a panela no fogo? Para retirar resíduos queimados do fundo de panelas e frigideiras, encha-as de água e adicione 4 colheres (sopa) de vinagre branco. Leve ao fogo e deixe ferver. Espere esfriar e lave normalmente.
    Mas há mais benefícios do vinagre na cozinha:
    .. para desinfetar a máquina de lavar louças, dê um ciclo de pré-lavar com uma xícara (chá) de vinagre.
    .. para deixar os copos de vidro brilhantes, deixe-os de molho numa bacia com água e gotas de vinagre branco. Depois, lave-os com detergente.
    ... para deixar o fogão novinho em folha após fazer frituras, deixe um pouco de vinagre sobre a gordura 15 minutos antes de começar a limpeza.

    (*) Lavar as mãos com vinagre para anular a ação da soda cáustica. É ensinado para quem trabalha com a substância.
    http://topazio1950.blogs.sapo.pt/100670.html
    Os milagres do Vinagre

    vinagre  provém da fermentação de uma bebida alcoólica e, quase sempre, o vinagre mais indicado é feito da cidra (maçã)  ou do vinho. Nela, o álcool mistura-se ao oxigénio contido no ar para desaparecer e se transformar em ácido acético e água. Muito simples de ser preparado, o vinagre é, entre outras coisas, dotado de uma vasta gama de vitaminas, minerais, aminoácidos essenciais e várias enzimas.

    Mesmo depois de 10.000 anos, há ainda quem pense que no vinagre tem toda a sorte de virtudes que podem lutar contra a artrite, osteoporose, cancro, azia, diarreia e outras tantas doenças, além do combate ao envelhecimento. Os poderes curativos e profiláticos provenientes do uso do vinagre vêm desde os tempos mais remotos até ao reconhecimento científicos dos nossos dias.

    Os benefícios atribuídos ao vinagre são quase miraculosos, para a saúde, quando provém do vinagre de cidra. Ele contém mais de trinta elementos nutritivos importantes, uma dúzia de minerais, de vitaminas, de ácidos essenciais e várias enzimas como a pectina, boa para o coração. Igualmente encontra-se ferro, vitamina B12, ácido fólico ( bom no combate à anemia)  e cálcio.

    Cientistas têm mostrado que se for adicionado vinagre à água onde está mergulhado um osso, o cálcio do osso será extraído e ficará depositado no fundo do recipiente. Hipócrates, o pai da medicina costumava tratar seus pacientes com esta bebida. Utilizada como desinfectante e, inclusive, ainda hoje, alguns hospitais fazem uso do vinagre que tem assegurado sua eficácia não apenas em matéria de saúde e suas qualidades nutrientes, mas também pela sua composição competente para fins anticépticos.

    Essas qualidades anticépticas  (ele mata os micróbios)  e antibióticas.
    Contém bactérias que são "inimigos" de micro-organismos infecciosos e que estão provadas.  Os cientistas não conseguem ainda explicar todos os seus efeitos e aplicações.  Os tipos de vinagre são tão variados quanto as espécies de maçãs;  mas uma coisa é certa:  quanto mais natural for o produto, mais essas qualidades serão reforçadas.  Um teste muito simples para isso: se não houver nenhum depósito no fundo da garrafa é sinal de que ele foi muito filtrado; senão, com o depósito quieto do fundo da garrafa você pode preparar o melhor dos vinagretes  (tipo de molho).

    Propriedades curativas

    O vinagre de cidra (maçã) que se encontra facilmente à venda, tem propriedades muito parecidas com a química dos sucos gástricos segredados pelo estômago e por isso, capaz de matar bactérias nocivas à saúde. Talvez seja essa a razão pela qual deduz-se que ele facilite à digestão. Curiosamente, encontra-se, ainda, médicos que recomendam que se faça uso de duas colheres de vinagre após as refeições, regularmente, para evitar intoxicações alimentares, tal como antigamente.

    O envelhecimento, problemas cardíacos, câncer e catarata são sintomas do mal causado pelos radicais livres sobre o organismo. Os antioxidantes absorvem os radicais livres. O betacaroteno que há no vinagre é um antioxidante poderoso. Enfim, o vinagre trata de certas afecções da pele porque o pH é o mesmo de uma pele saudável.

    Picadas de abelhas, vespas ou efeitos da água-viva podem ser aliviadas, se sobre o local atingido for posto uma mistura de água com vinagre e em seguida deixar o local atingido exposto ao sol por alguns minutos; um banho de água morna com um copo de vinagre adicionado à água, por exemplo, podem amenizar a sensação de ardência e queimadura; o alívio da coceira provocada pelas picadas de mosquitos também pode ser propiciado, passando um algodão com vinagre.

    Como fazer um vinagre natural
    Vinagre de cidra  -  utiliza-se a maçã :

    Corte as maçãs em pedaços, mas atente para que elas não estejam maduras demais ou amassadas. Recolha o suco numa jarra de vidro ( nunca use o suco de maçã comprado pronto, pois ele contém conservantes).  Vede a boca da jarra com um balão desses de aniversários, mas de tamanho grande (na falta, serve uma luva cirúrgica).  Abra bem a boca do balão e ponha-o sobre a boca da jarra.
    Com o tempo o balão irá encher em volta da jarra e à medida que o gás carbónico for sendo desprendido, ele será retido pelo balão. Ao fim de algumas semanas, seis, no máximo, retire o balão e transfira o líquido, já transformado em cidra, para outro recipiente de vidro de boca bem mais larga e cubra com um pano branco bem limpo e deixe-o em repouso.
    Depois de alguns meses você terá um excelente vinagre natural.

    Se você está com pressa pode fabricar o vinagre a partir do vinho em alguns minutos. O segredo está em você colocar o vinho para ferver em fogo bem forte e reduzi-lo a ¼ da medida que você pôs para ferver.  Já estará pronto para ser usado.
    Ocorre que a qualidade desse vinagre "instantâneo" será ditada pela qualidade do vinho que você usou. Se você sentir que o vinagre está excessivamente ácido, adicione uma pitada de açúcar, para cortar a acidez demasiada.
    O vinagre obtido após a evaporação deverá ser mantido à temperatura ambiente.
    Se você desejar, pode personalizar:  perfume-o com uma mistura de ervas aromáticas e deixe por alguns dias dentro do vinagre; após isso, coe e mantenha o vinagre num recipiente de vidro bem vedado não se esquecendo de mantê-lo em temperatura ambiente.

    Receita para aromatização

    Os gregos costumavam fazer um vinho aromático e digestivo com ramos de orégãos. Esta receita pode ser adaptada para o preparo de um delicioso vinagre, ideal para temperar saladas, carnes e outros alimentos:

    Limpe e lave bem um ou dois ramos de orégãos frescos. Enxugue com um pano e deixe secar completamente, até desaparecer toda a humidade.

    Esterilize uma garrafa e, depois de bem seca, coloque os ramos frescos de orégãos. Encha com duas chávenas  (cerca de 480 ml)  de vinagre de vinho branco ou de maçã.  Atenção: o vinagre deve cobrir a erva completamente.

    Feche bem com uma rolha e deixe descansar por 15 dias, agitando a garrafa diariamente.

    Outros aromas:  usando o mesmo procedimento você poderá personalizar o vinagre com outros aromas.

    Dicas  +  Dicas :

    Usos do Vinagre na saúde, na química doméstica e higiene pessoal

    Vinagre, poderoso anticéptico para a higiene e bem-estar. Poderoso anticéptico, o vinagre evita formação de mofo e refresca o ambiente, matando as bactérias.  No seu dia-a-dia, faça uso do vinagre.
    Alguns exemplos:

    Na casa: ( principalmente se você reside em local com muita humidade.)

    Mantenha um vaporizador  ( do tipo usado para plantas )  cheio, com mistura de água e vinagre ( aproveite embalagens de outros produtos que não sejam tóxicos ).
    Aliás, mantenha vários vaporizadores com misturas mais fortes e outras mais fracas, para usos que requeiram mais ou menos vinagre.

    Ambientes recém-pintados:  molhe panos de chão com água e vinagre e deixe no local para cortar os odores da tinta.

    Os seus pincéis: lave-os como de costume e depois enxagúe com mistura e água com vinagre.

    Onde houver madeira e você notar que está apresentando "bolor", limpe com água e vinagre roda-pés e piso de madeira e banheiros: use um pano húmido misturado com vinagre após retirar a poeira.

    Material metálico com verdete ( banheiros, principalmente ).

    Sanita:  para que o fique sempre impecavelmente esterilizado ponha dentro da sanita meio copo de bicarbonato de sódio e meio de vinagre; 10 minutos mais tarde ponha água a ferver e deixe ficar.

    Ferro de passar a vapor:  limpe com água misturada com um pouco de vinagre e em seguida proceda à limpeza fazendo evaporar a água conforme as instruções do fabricante.

    Aquecedor para mamadeiras: o mesmo procedimento.

    Tapetes:  com escova, água e vinagre  ( as cores ficam mais vivas além da protecção bactericida ).

    Na cozinha:

    Micro-ondas:  faça ferver durante cinco minutos um copo de vidro com água misturada a ¼ de vinagre. Os odores serão eliminados e os resíduos dos alimentos podem ser facilmente removidos.

    Panelas:  retira as manchas deixadas pela fervura e feijão ( principalmente nas panelas de pressão).

    Frigorífico:  retira os odores; você pode deixar um chumaço de algodão embebido em vinagre dentro do frigorífico.

    Máquina de lavar louça:  o mesmo procedimento para máquina de lavar roupa (indicado em baixo).

    Caixote do lixo: mantenha o saco plástico vaporizado com vinagre.

    Roupas:

    Máquina de lavar roupa:  na última água de enxaguar ponha vinagre dentro da água ( o vinagre corta o efeito do sabão e desinfecta a roupa ).

    Travesseiros e colchões: vaporize com mistura de água e vinagre. Se houver possibilidade, leve ao sol.

    Cortando o efeito ( de ureia ) urina no colchão:  para o colchão use o mesmo procedimento acima. Depois deixar um jornal ou toalhas absorventes sobre o local molhado; após isso, aplicar a mistura de vinagre. Aguardar umas horas e secar com ferro quente.

    Urina nas roupas: retirar a urina numa primeira água e em seguida deixar de molho com água e vinagre; depois lavar normalmente, mas enxaguando com vinagre e água.

    Urina de animais domésticos:  secar o local com um jornal, passar um pano húmido e depois vaporizar mistura de vinagre com água em proporção mais forte para o vinagre. Mais vinagre para urina de gatos.

    O seu bebé:

    Roupas:  o mesmo procedimento para as roupinhas molhadas de urina.

    Brinquedos:  lavar com água e sabão e depois enxaguar com água e vinagre:  enxagúe por mais vezes com água pura.

    Assaduras provocadas por urina:  lavar o local afectado e depois aplicar uma mistura bem fraca de água com vinagre. Lembre-se de deverá ser fraca para não agredir e provocar dor.

    Outros:

    Doentes e idosos no leito:  higiene de pessoas acamadas por longo tempo também devem seguir os mesmos procedimentos.

    Os seus filhos, mesmo que já sejam relativamente crescidos mas que sejam sintomáticos:  ao urinar na cama tome as mesmas providências e nunca os repreenda por isso. Use vinagre. Consulte um psicólogo.

    Beleza:

    Pele:  se você sofre de afecções, brotoejas, espinhas ou acne:  diariamente, após a higiene da manhã, enxagúe o rosto com mistura de vinagre com água morna. Antes de se deitar faça a mesma coisa.

    Cabelos:  se não forem secos, enxagúe com a mesma mistura usada para o rosto na medida de meio copo de vinagre de cidra misturado com dois copos de água morna. Eles ficarão brilhantes e saudáveis.

    Cabelos:  se você fez permanente e seu cabelo ficou espigado ou baço mais do que você desejava, faça uso da mesma receita anterior.

    Cabelos:  no fim de lavar o cabelo esfregue-o com um pouco de vinagre. Passe por água. Ele fica macio, sem cheirar a vinagre.

    Higiene bucal:

    Dentes e mucosa bucal: um copo de água morna misturado com três colheres de sopa de vinagre de maçã. Após escovar os dentes, faça um bochecho com a mistura.

    Se você é do tipo super-limpeza, ainda pode misturar à água com vinagre, um pouco de fungicida líquido nas seguintes operações:

    Na máquina de lavar roupa,
    Limpeza dos banheiros e da casa,
    Lixeiras,
    Urina de animais,
    Cabelos  ( se não houver ferimentos no couro cabeludo e muito cuidado com os olhos ),
    Piso e balcão da cozinha.
    - Ou ainda misturar lisoforme (fungicida) ao álcool e vaporizar as cortinas, tapetes, colchões, travesseiros.
    Atenção:  não usar em locais com ferimentos nem na pele de crianças nem nos bebés.

    Benefícios apregoados:

    1  -  Quanto mais velho, melhor:  como um bom vinho.
    2  -  Melhorar a saúde dos cabelos.
    3  -  Saúde dental e bucal.
    4  -  Saúde da pele do rosto, combate as espinhas e acne.
    5  -  Aliviar as cãibras nocturnas das pernas.
    6  -  Acalmar músculos cansados.
    7  -  Combater a osteoporose pelo cálcio.
    8  -  Ajudar dores de cabeça a desaparecer.
    9  -  Acalmar as erupções cutâneas e as micoses.
    10 - Aliviar as picadas de insectos ( vespa, abelha e água-viva ).
    11 - Remediar certos problemas urinários.
    12 - Ajuda no tratamento da tosse.
    13 - Destruir os micróbios dos alimentos.
    14 - Melhorar os problemas do coração e da circulação.
    15 - Reduzir a hipertensão.
    16 - Combate às bactérias.
    17 - Tratamento da caspa ( esfoliação do couro cabeludo ).
    18 - Aliviar as dores dos calos.
    19 - Remediar certas infecções dos olhos.
    20 - Combate aos fungos.

    O vinagre possui mil utilidades, além de ser utilizado na preparação dos alimentos.
    Algumas delas:

    1)  Para o arroz ficar bem soltinho, coloque uma colher de vinagre na água do arroz na hora do cozimento;

    2)  Para tirar a gosma, lave o frango, corte em pedaços e cubra-os com água fria e duas colheres de sopa de vinagre. Depois é só lavá-las com água corrente;

    3)  Batatas murchas, com cascas escuras e enrugadas ficarão como novas misturando um pouco de vinagre à água em que forem cozidas;

    4)  O bolo de chocolate ficará húmido se acrescentarmos uma colher de chá de vinagre de vinho ao bicarbonato estipulado na receita;

    5)  Na falta de um frigorífico, pode-se conservar carnes cruas por período curto embrulhando-as num pano embebido em vinagre;

    6)  Se quiser guardar salsichas frescas até cinco ou seis dias, deixe-as mergulhadas dentro de uma tigela contendo água com uma colher de sopa de vinagre (ou mais, dependendo da quantidade de salsicha), e um pouquinho de sal. Guarde no frigorífico e na hora de usar é só lavar em água pura;

    7)  Muitas cozinheiras colocam um recipiente contendo vinagre perto do lugar onde se está fritando cebolas; assim, não exalam o seu cheiro característico, que muitas pessoas não suportam;

    8)  A polpa do abacate, depois de aberta, escurece logo, isto pode ser evitado passando um pouco de vinagre na superfície;

    9)  Para que o diospiro amadureça mais depressa, faça um furinho junto ao cabinho e coloque ali uma gota de vinagre;

    10)  Se as mãos ficarem manchadas de frutas, uma mistura de limão e vinagre bem esfregada as eliminará;

    11)  O limão partido também se conservará fresquinho se colocar a parte cortada num pires contendo vinagre;

    12)  As massas fritas não ficam gordurosas se for acrescentada a elas (durante o preparo) uma colher (sopa) de vinagre.

    Mais limpezas:

    O vinagre é um óptimo produto de limpeza, além de barato, eficiente e não poluente.
    Veja alguns exemplos de como limpar a casa com o vinagre:

    Incrustações de cal:  solução de água e vinagre limpa manchas e dissolve placas de cal.

    Máquina de Lavar:  use quatro litros de solução de vinagre no ciclo principal para remover cal e restos de sabão da máquina de lavar, dando-lhe mais vida útil.

    Vidraças:  solução de vinagre e água morna limpa e não deixa riscos, nem marcas; vidros leitosos devem ser limpos com papa de vinagre e sal grosso.

    Latão e cobre:  solução de vinagre e sal grosso dá novo brilho aos produtos.

    Madeira:  duas chávenas de amoníaco, uma chávena de vinagre e meia chávena de soda em oito litros de água limpam estantes pintadas, revestimentos de madeira e persianas, sem alterar a cor dos móveis.

    Lustra móveis:  solução de vinagre, terebintina e óleo de linhaça em partes iguais eliminam riscos na madeira, servindo como lustra-móveis.

    Manchas de vela:  cera de vela na madeira deve ser amolecida com secador de cabelo e removida com papel absorvente. Em seguida, lave o local com vinagre.

    Manchas em tapetes:  a cor do tapete volta a ser viva quando aplicada água morna com vinagre no local da mancha.

    Manchas em tecidos:  solução diluída remove as manchas eficientemente. Manchas de chicletes ou desodorizantes desaparecem se a peça for molhada com vinagre antes da lavagem. Colarinhos encardidos devem receber pasta preparada com soda e vinagre, ficando assim completamente limpos após a lavagem.

    Bordados que podem desbotar:  passando a peça pelo avesso, com pano humedecido em vinagre por baixo, as cores voltam a brilhar.

    Amaciador:  o vinagre substitui o amaciador, e as roupas ficam frescas, macias e cheirosas; peças de lã não ficam felpudas quando enxaguadas em água com vinagre.

    Cobertores:  para evitar que eles não fiquem duros e ásperos, passe-os rapidamente em água com vinagre após a lavagem.

    Fixação de cores:  tecidos coloridos não desbotam se mergulhados em vinagre antes da lavagem.

    Gesso:  preparar gesso com vinagre em lugar da água, torna o produto maleável por mais tempo.

    Cheiro de pintura:  um pequeno recipiente com vinagre retira o cheiro desagradável de tinta fresca do ambiente.

    Tapetes persas:  uma solução forte de vinagre protege o tapete persa das traças.

    Sujidade na carpete:  coloque vinagre no local atingido pela sujidade e limpe depois de algum tempo.

    Insectos:  uma esponja embebida em solução de vinagre diluído afasta insectos de espelhos e vidraças.

    Plantas:  escove os seus vasos com solução fraca de vinagre e enxagúe: os poros dos vasos ficarão limpos e irão garantir a passagem do ar.

    Flores:  as flores permanecem frescas por mais tempo se a água do vaso contiver duas colheres de sopa de vinagre e outras duas de açúcar.

    O vinagre é o melhor anti-bacteriano que existe ! Além de tudo é barato !!!
    Limpe o frigorífico com vinagre, o lava loiça, o tanque, enfim tudo o que não tiver mármore.
    Mas lembre-se que o ácido corrói as pedras.
     

    7 dicas úteis para o uso do vinagre

    Postado em 03/05/2012 às 15h52
    O vinagre é um poderoso agente de limpeza  e pode substituir diversos produtos químicos l Foto: Mayra Rosa/CicloVivo
    O vinagre pode deixar diversos alimentos mais saborosos, mas também pode ter muitas outras utilizações em casa. O líquido ácido é um poderoso agente de limpeza, que pode matar vírus e bactérias de diversos tipos.
    O uso deste produto é fácil e barato, além de ser ecologicamente correto. Aqui estão sete dicas sobre como usar essa incrível substância:
    - Metade de um copo de vinagre, para cada litro de água, é a dica para equilibrar o pH de um solo ruim e aumentar a sua acidez. A mistura pode ser aplicada no solo quando as plantas forem regadas.
    - Para aliviar picadas de abelhas ou água-viva com vinagre: molhe um chumaço de algodão em vinagre branco e passe no ponto de irritação. Isso alivia a coceira.
    - Use-o para tratar a sinusite, resfriados e peito congestionado. Adicione 1/4 xícara ou mais em um vaporizador.
    - Tirar o mau cheiro de plásticos. Molhe um pedaço de pão no vinagre e coloque-o dentro da lancheira, marmita ou qualquer recipiente plástico e deixe durante a noite para se livrar do mau cheiro.
    - Use-o na lavanderia para remover fiapos das roupa. Adicione meio copo de vinagre no ciclo de enxágue da máquina de lavar. Isso também irá ajudar a avivar as cores do tecido.
    - O vinagre é ótimo para remover manchas e odores das mãos. Esfregue seus dedos no vinagre antes e depois de cortar as cebolas para evitar que o aroma impreguine.
    - Sinta-se melhor e alivie uma dor de garganta com vinagre. Misture uma colher de chá de vinagre de maçã em um copo de água, adoce um pouco e beba.
    Mantenha sempre uma grande garrafa de vinagre branco em sua despensa, e quando você perceber que tem apenas um quarto de uma garrafa, compre uma nova. Dessa forma, você nunca vai ficar na mão quando precisar. Com informações do Discovery Home & Health.
    Redação CicloVivo 

    Dieta do vinagre queima gordura

    Perca 5 kg em um mês!

    eita



    Vinagre derrete gordura

    A descoberta foi casual. Em uma manhã de novembro, a americana Carol Johnston, PhD em nutrição, professora e pes- quisadora da Universidade do Estado do Arizona, avaliava os resultados de um estudo sobre o efeito do vinagre na redução dos níveis do LDL, o colesterol ruim. “Para minha surpresa, constatei que esse condimento tem poder emagrecedor”, contou em entrevista a BOA FORMA. Ela dividiu 30 voluntários em dois grupos: um deles ingeriu duas colheres de sopa de vinagre, antes do almoço e do jantar, enquanto o outro fez o mesmo com o suco de cranberry, uma frutinha nativa dos Estados Unidos parecida com a cereja. Ao final de 30 dias, nem o vinagre nem o cranberry tiveram qualquer ação sobre o LDL. Em compensação, a turma do vinagre emagreceu, em média, 2 quilos e houve até quem perdesse 5 quilos em um mês. A pesquisa foi feita em 2004 e, desde então, outros trabalhos vêm comprovando que o condimento, de fato, é um bom espanta-gorduras. Um deles foi feito na província japonesa de Aichin com 175 mulheres e homens obesos. Durante 12 semanas, esses voluntários ingeriram duas colheres de sopa de vinagre diluído em água por dia, antes das principais refeições. O resultado? Houve uma melhora significativa em todos os indicadores relacionados à gordura: nível de triglicerídeos (um tipo nocivo de gordura), índice de massa corporal, gordura visceral e circunferência da cintura. Sim, a barriga de todos eles murchou. Mas, além do benefício estético, os participantes da pesquisa deixaram de fazer parte do grupo de risco da síndrome metabólica, associada a infarto e diabetes. E sem a necessidade de grandes renúncias alimentares.
    Metabolismo a mil
    A nutróloga Tamara Mazaracki, do Rio de Janeiro, é fã declarada do vinagre como aliado da perda de peso. “Ele tem pouquíssimas calorias, ajuda a estabilizar o açúcar no sangue e diminui o apetite”, justifica. A pioneira Carol Johnston também traz na ponta da língua a explicação para a ação emagrecedora do líquido azedinho. “O ácido acético, seu principal componente, influi na termogênese, a energia onsumida na digestão para o transporte e utilização dos nutrientes, acelerando o metabolismo.”
    O tempero também é capaz de baixar em até 25% a glicose no sangue mesmo após uma refeição à base de pão e macarrão. Esses e outros alimentos ricos em carboidrato têm índice glicêmico (IG) altíssimo. Significa que são absorvidos rapidamente fazendo o açúcar disparar. E está tudo relacionado: quanto maior o IG, maior a glicemia, maior o pico de insulina e maior a fome – os inimigos da silhueta ninha. Como se fosse pouco, o ácido acético ainda inibe a atividade dos carboidratos e suas enzimas digestivas. “O açúcar e outros carboidratos passam pelo trato digestivo da mesma forma que as fibras, ou seja, sem ser assimilados”, explica Tamara. Resultado: sempre que você temperar a salada com o condimento, a massa do prato principal vai engordar menos.
    Tantas boas notícias nem de longe significam sinal verde para consumir baldes de vinagre. Os estudos sugerem como seguro ingerir entre duas e quatro colheres de sopa por dia. Mais do que isso pode irritar o aparelho gastrointestinal. Se você tem o estômago sensível, procure ser ainda mais cuidadosa: use o vinagre como coadjuvante na dieta apenas se o seu médico permitir.
    Um tipo para cada prato
    O vinagre é feito a partir de frutas ou cereais. O processo de fermentação transforma o açúcar contido nesses alimentos em álcool e, depois, em ácido acético – a substância com poder emagrecedor. Você
    pode usar esse condimento em qualquer tipo de salada ou acrescentar uma colher de sopa no preparo do arroz. O chef Guga Caiuby, do restaurante Natural Gourmet, em Alphaville (SP), dá outras sugestões de uso para diferentes tipos de vinagre.
    Vinagre balsâmico: extraído da casca da uva, pode ser usado na nalização de carnes vermelhas grelhadas ou ensopadas e sobremesas (light, de preferência).

    Vinagre de arroz: é comum na culinária oriental, no preparo do gohan (arroz do sushi), molhos agridoces, sopas e cozidos de carnes e legumes.

    Vinagre de vinho tinto: ideal para preparar carnes vermelhas assadas e verduras cozidas (escarola e espinafre).

    Vinagre de vinho branco e de framboesa: perfeitos para marinar peixe como badejo e lé de pescada.

    Vinagre de maçã: vai bem com sopas frias como gaspacho (sopa espanhola à base de tomate e pepino).

    O vinagre ajuda a emagrecer por que acelera o metabolismo, aumenta a saciedade e ainda faz o intestino funcionar melhor, promovendo uma verdadeira faxina por dentro. Fique ligada na dieta do vinagre que conquistou as famosas!


    Reportagem: Rita Trevisan e Louise Vernier
    Cameron Diaz
    Cameron Diaz e Fergie são adeptas à dieta do vinagre
    Foto: Reprodução
    As famosas já comprovaram que o vinagre ajuda a emagrecer e apostaram na dieta do vinagre. A cada dia, o vinagre ganha novas adeptas, graças às suas inúmeras propriedades benéficas. É tanto zumzum-zum sobre o assunto que nos últimos anos o vinagre se tornou alvo de várias pesquisas conduzidas por grandes universidades, no mundo todo. Sendo assim, sua ação no emagrecimento já está pra lá de comprovada. Saiba mais sobre esse importante coadjuvante da sua dieta e aproveite todas as vantagens que o vinagre oferece ao seu corpo.












    O vinagre ajuda a emagrecer por que acelera o metabolismo, aumenta a saciedade e ainda faz o intestino funcionar melhor, promovendo uma verdadeira faxina por dentro. Fique ligada na dieta do vinagre que conquistou as famosas!


    Pesquisa comprova que vinagre ajuda a emagrecer

    Uma pesquisa realizada pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, acompanhou 30 voluntários durante 30 dias. Metade do grupo tomava uma colher (sopa) de vinagre antes do almoço e outra antes do jantar. Adivinha só? Na turma do tempero, os voluntários emagreceram, em média, 2 quilos, sem mudar nada na alimentação.

    Outro estudo recente, publicado no Journal of Food and Chemistry, também dos Estados Unidos, descobriu que tomar duas colheres (sopa) de vinagre diluído em água antes das principais refeições ajudou a reduzir índices de gordura corporal, os níveis de triglicérides no sangue e até a circunferência abdominal. “O vinagre ajuda a regular os genes que controlam a eliminação de gordura pelo organismo, evitando que ela se acumule”, explica Roseli Rossi, nutricionista da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP).


    O vinagre ajuda a emagrecer por que acelera o metabolismo, aumenta a saciedade e ainda faz o intestino funcionar melhor, promovendo uma verdadeira faxina por dentro. Fique ligada na dieta do vinagre que conquistou as famosas!

    Vinagre ajuda a controlar a compulsão

    O ácido acético, presente em todos os tipos de vinagre, é apontado como um poderoso recurso para manter o metabolismo ativo. “O vinagre contém vitaminas e sais minerais, como o magnésio, o potássio e o ferro, que ajudam a nutrir as células. Além disso, ele tem ácido málico, que participa das reações químicas responsáveis por gerar energia celular. Com as células bem ativas, o metabolismo passa a funcionar a mil”, esclarece Fernanda Granja, nutricionista funcional (SP). “Alguns estudos também mostraram que o ácido acético aumenta a termogênese, ou seja, o gasto de energia”, complementa Roseli Rossi.

    O vinagre ajuda, ainda, a manter estáveis os níveis de glicemia no sangue. Foi o que apontou uma pesquisa publicada recentemente no periódico científico alemão Annals of Nutrition and Metabolism. O estudo provou que o vinagre é capaz de baixar os índices glicêmicos de pratos ricos em carboidratos, como as massas, fazendo que demorem mais tempo para serem absorvidos pelo corpo, o que evita os picos de insulina seguidos de episódios de compulsão. Segundo os autores, o consumo do tempero antes das refeições pode diminuir o índice glicêmico do que estiver no prato em até 20%.



    O vinagre ajuda a emagrecer por que acelera o metabolismo, aumenta a saciedade e ainda faz o intestino funcionar melhor, promovendo uma verdadeira faxina por dentro. Fique ligada na dieta do vinagre que conquistou as famosas!

    Os benefícios do vinagre para a saúde

    O ácido do vinagre também é reconhecido como antisséptico e antibiótico e já era usado pelos antigos no tratamento de ferimentos e inflamações. “Ele funciona como se fosse um adstringente e circula rapidamente por todo o corpo, fazendo uma verdadeira limpeza interna e facilitando o trabalho do fígado, que é o filtro do nosso organismo”, garante Daniela Hueb, nutróloga (SP). Quem se submete a essa faxina regularmente não só dá adeus às toxinas e aos e líquidos como também passa a exibir pele e cabelo radiantes. Não menos importante é a ação do tempero sobre a digestão. “Ele estimula a secreção de suco gástrico, facilitando a quebra dos alimentos e a absorção de seus nutrientes. Como consequência, o intestino também é beneficiado”, diz Cinthia Perine, nutricionista funcional (SP). E até para controlar a pressão o vinagre é uma boa pedida. O vinagre acentua o sabor dos demais condimentos e permite que a quantidade de sal adicionada aos pratos seja reduzida. E com menos sódio na dieta, o inchaço também diminui.


    O vinagre ajuda a emagrecer por que acelera o metabolismo, aumenta a saciedade e ainda faz o intestino funcionar melhor, promovendo uma verdadeira faxina por dentro. Fique ligada na dieta do vinagre que conquistou as famosas!


    Vinagre na dose certa

    Segundo os especialistas, duas colheres (sopa) de vinagre por dia são o suficiente para garantir todos esses benefícios. O ideal é consumi-lo nas refeições principais, na salada da entrada, como molho para as massas ou até acompanhando a sobremesa. “Quem preferir pode misturar uma colher (sopa) do vinagre em um copo de água e adoçar com uma colher (sopa) de mel. Puro ou diluído, o efeito é o mesmo”, diz Fernanda Granja. A receita funciona bem em substituição ao suco que acompanha as refeições. Só não vale exagerar!A dose diária do líquido deve ficar mesmo entre duas e três colheres (sopa), para evitar danos ao estômago, como azia e queimação. Quem tem gastrite ou úlcera deve evitar o consumo.


    O vinagre ajuda a emagrecer por que acelera o metabolismo, aumenta a saciedade e ainda faz o intestino funcionar melhor, promovendo uma verdadeira faxina por dentro. Fique ligada na dieta do vinagre que conquistou as famosas!


    Escolha seu tipo de vinagre

    Existem vários tipos de vinagre no mercado e alguns apresentam outras propriedades benéficas à saúde, além das já citadas. Conheça e saiba como incorporar cada um deles ao seu cardápio diário. Você já viu que vale a pena, não é mesmo?
    Tipos de vinagres
    Existem vários tipos de vinagre. Escolha o que mais se adequa ao seu paladar
    Foto: Danilo Tanaka
    Vinagre balsâmico
    Por que faz bem
    É produzido a partir da fermentação do vinho e, depois, é envelhecido em tonéis. Mesmo assim, o alimento preserva boa parte das substâncias antioxidantes contidas nas uvas, entre elas os flavonoides, associadas com uma redução no risco de doenças crônicas, como as cardiovasculares.

    Como usar
    É mais denso do que os outros, tem um leve toque agridoce e aroma amadeirado. Além de ser uma boa pedida em saladas, pode compor molhos frios para todos os tipos de carnes e legumes grelhados. Também vai bem em caldas para sobremesas, quando adicionado a suco de frutas
    Vinagre de maçã
    Por que faz bem
    É obtido do processo de fermentação da fruta. Por isso, preserva algumas substâncias contidas nela, tais como a pectina, fibra solúvel que facilita o processo de digestão e eliminação das toxinas do organismo. Também possui teores mais elevados de minerais e vitaminas em relação aos demais.

    Como usar
    É o menos ácido de todos os vinagres e tem sabor levemente adocicado. Ideal para saladas, vinagretes, molhos, conservas e sopas frias, como o gaspacho.
    Vinagre de arroz
    Por que faz bem
    É conhecido como vinagre japonês, produto da fermentação do cereal. Conserva os ácidos orgânicos e ainda conta com um tipo específico de ácido acético que ajuda o organismo a absorver melhor os nutrientes dos alimentos, como o cálcio, as vitaminas essenciais e os sais minerais.

    Como usar

    Tem sabor suave e levemente adocicado. Vai muito bem em pratos orientais, das culinárias japonesa e chinesa.
    Vinagre de vinho tinto
    Por que faz bem
    Elaborado a partir da bebida, também conserva alguns nutrientes da uva vermelha, que possui inúmeros antioxidantes, como os polifenóis e o resveratrol, substâncias que ajudam no controle do nível de glicose e mau colesterol (LDL) do sangue e na prevenção do envelhecimento celular.

    Como usar
    Além de temperar saladas, seu sabor acentuado permite que funcione como um bom tempero para marinar carnes. Também realça o sabor de verduras cruas e cozidas de gosto mais forte, como a rúcula e o espinafre.
    Vinagre de vinho branco
    Por que faz bem
    Oferece, da mesma forma que o vinagre de vinho tinto, as propriedades benéficas da uva, porém, em escala um pouco menor.

    Como usar
    É um vinagre de sabor leve e frutado, indicado para saladas, molhos frios, tempero para o recheio de sanduíches, conservas e para marinar carnes brancas, especialmente peixes.


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário